O Irmão Neri Depaoli nasceu em Mariano Moro (RS), em 12 de agosto de 1967. Como Irmão, sua missão sempre esteve ligada a área de solidariedade e na defesa e promoção das crianças e jovens menos favorecidos, atuando na Província Marista Brasil Centro Sul.

O chamado para ser Irmão Marista

Sua trajetória espiritual e vocacional começa com o chamado para ser Irmão, quando conheceu os Irmãos Maristas aos 11 anos de idade.

O Ir. Neri conta que morava no sítio no Rio Grande do Sul. Com 7 anos mudou-se para o Paraná, no município de Pato Branco e aos 11 anos foi Itapejara d’Oeste. Foi nesta cidade que conheceu melhor a vida dos Irmãos Maristas e ficou interessado em seguir nesse projeto de vida.

Período de formação

Aos 15 anos, o Ir. Neri Depaoli inicia o processo formativo no centro de formação Marista em Londrina, onde permanece por um ano e meio e, depois, decide sair. Faz a primeira profissão religiosa em 08 de dezembro de 2002 e a profissão perpetua em 15 de agosto de 2009.

De acordo com o Irmão, o período de formação é bastante tumultuado. Ele conta que entrava para formação, ficava ali por um tempo e depois retornava. E foi assim, por um longo tempo, pois tinha dúvidas e incertezas. Havia vezes que até mesmo os próprios Irmãos pediam para ele sair por não acharem que estava pronto para seguir a vida religiosa.

Em 12 de julho 1999, mesmo com a controvérsia de sua mãe, retorna para formação. Aos poucos suas dúvidas foram sanadas e ele foi se sentindo confortável com a vocação religiosa

Atuação

Após sua formação, o Irmão decide trabalhar na área social. Assim, em São Paulo, faz o curso de Serviço Social.

Seu apostolado foi na área de solidariedade, atuando na defesa e proteção de crianças em situação de vulnerabilidade. “Eu acho que o que me inspira é poder dar oportunidade para essas crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Essas crianças precisam de uma chance”, diz.

Ainda complementa suas palavras, “quando entramos no território de vulnerabilidade social e, com isso, junto a uma escola, estamos começando a dar algumas oportunidades para esses jovens. A exemplo de Jesus, que optou pelos vulneráveis, pelos excluídos da sociedade, eu sempre digo que esse é o caminho para mim”, finaliza.

O Irmão Neri explica que há muitas dificuldades no trabalho, muitas famílias precisam de ajuda, mas que há alegrias também.

Como exemplo, o Irmão conta que ficou oito anos em Florianópolis e foi uma experiência muito marcante. Ao reencontrar a diretora do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, onde esteve por todo o tempo, soube que alguns alunos que terminaram o ensino médio já tinham passado no vestibular em universidades públicas. “Para mim é uma alegria ver que um jovem que esteve ali, com poucas oportunidades, agarrou-se na chance que teve e está crescendo”, afirma

Dias Atuais

Atualmente, o Irmão Neri Depaoli está em Maringá, onde divide seu tempo com atividades no  Marista Escola Social Anita Cordeiro, em Paiçandu, e no Projeto Entrelaça.

Na Comunidade eles são em três Irmãos. O Ir. Neri Depaoli, ecônomo, responsável também pelas compras da casa e a contabilidade, o Ir. Lauro Darós, responsável pela Animação Vocacional e o Ir. Davide Pedri, Animador da Comunidade, que é presença significativa no Colégio Marista de Maringá e cuida do jardim.

No dia a dia, o Irmão conta que vive a espiritualidade a partir da realidade em que vive, no território em que pisa. “Eu consigo ver Jesus no rosto das crianças que encontro todos os dias”, afirma.  Também conta que vive a espiritualidade a partir das caminhadas que faz no fim da tarde. “É um momento de muita reflexão e oração”.

O Irmão Neri também destaca a inspiração de São Marcelino Champagnat.  “Olhar para a necessidade do povo e não cruzar os braços. Ele tenta fazer algo para resolver essa situação. Isso me inspira, a vontade de transformar”, diz.

Por fim, o Irmão conta que seu desejo é continuar assim, nesse trabalho. “Por mais que tenha dificuldade, é isso que eu quero”, garante.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.