Em março de 2024, em Itapejara D’Oeste, região sudoeste do Paraná, será inaugurado o Centro Marista de Juventudes, local onde antes funcionava o Centro Social Marista (CESMAR). Trata-se de um marco para a formação juvenil na região sudoeste do estado e na Província. Além de ser um espaço para as juventudes, ele também poderá receber colaboradores da PMBCS, leigos e religiosos para eventos e formações.  

 

Presença Marista na região 

 

A presença Marista em Itapejara é antiga. Os primeiros Irmãos chegaram ao município em 1968, para administrar a Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont e criar raízes na região.  

Ao longo dos 50 anos da presença Marista no sudoeste do Paraná, os Irmãos chegaram a dividir a administração da escola em Itapejara D’Oeste com a criação de um Centro Social Marista, localizado na quadra ao lado da instituição de ensino. A escola é hoje administrada apenas pelo Estado e o espaço onde antes existia o Centro Social Marista, em breve, terá o Centro Marista de Juventudes. De 1968 até hoje, a missão com os jovens permanece a mesma na cidade.  

O Centro vem passando por revitalizações de alguns espaços e criação de novos ambientes “para que todos sintam-se acolhidos neste lugar que é de todos nós”, afirma a coordenadora do Centro Marista de Juventudes, Ana Cappellesso. O local será inaugurado no segundo semestre de 2023, mas, as ações com os jovens já vêm acontecendo, sob coordenação de Ana Cappellesso e do Irmão Alison Furlan.  

Para o Irmão Alison, o Centro “é o local para acolher prioritariamente jovens, sejam da animação vocacional, da catequese, das escolas e encontros diversos”. Sendo um espaço que acolhe a comunidade em geral para palestras, reuniões, encontros eclesiais ou sociais com uma estrutura acolhedora.  

 

 

Ações já acontecem 

 

No mês de março, o Centro Marista de Juventudes, realizou ações na cidade de Itapejara D’Oeste e Coronel Vivida. As atuações tiveram como foco a Animação Vocacional, a formação de jovens e adolescentes inspirados na espiritualidade Cristã e na Campanha da Fraternidade 2023.  

A coordenadora do Centro, Ana Cappellesso, acredita no poder de transformação do espaço e do trabalho a ser feito com os jovens. “Sinto que os jovens e adolescentes buscam algo que os encoraje a não desistir de ser esperança e transformação”, conclui.  

 

O Espaço 

 

O Centro Marista de Juventudes conta com auditórios, dormitórios, refeitório e espaço para lazer destinados a receber todos que desejam realizar eventos no local. O auditório principal tem capacidade para 150 pessoas e o miniauditório comporta 40 pessoas. Há, ainda, 2 salas de estudo e 1 sala de reunião. Para a hospedagem, o refeitório tem capacidade para 100 lugares e o Centro tem 12 quartos, num total de 74 camas.  

 

Toda a comunidade de Itapejara D’Oeste, região sudoeste do Paraná e da Província Marista Brasil Centro-Sul está convidada a conhecer o espaço do Centro Marista de Juventudes, mais um local Marista aberto e disponível para cultivar e desenvolver a espiritualidade, educação e cultura. Ele está sendo reaberto com uma nova cara, uma nova roupagem e funcionalidade para todos usufruírem e aproveitarem da melhor forma. “Que ele traga muitos frutos para o carisma Marista, seja de leigos, jovens vocacionados e, por que não, de futuros Irmãos Maristas”, deseja o Irmão Alison. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone 46 99917-7384, com Ana Cappellesso. O Centro Marista de Juventudes está localizado na Rua Marcelino Champagnat, 308, em Itapejara D’Oeste.