No dia 15 de agosto, celebramos o Dia do Marista. Ocasião pautada pela valorização da identidade Marista e das várias Frentes de Missão que frutificaram, a partir da semente inicial plantada por nosso fundador.

Uma data com duplo sentido. De retorno às nossas origens, com orgulho da história trilhada desde que, há 206 anos, São Marcelino Champagnat ousou empreender e fundar uma congregação religiosa com carisma educacional e disposição de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, sobretudo entre as crianças e jovens marginalizados da época. E, também, de olhar para o futuro, com confiança no que ainda está por vir.

Com o intuito de fortalecer o propósito compartilhado, as Províncias da Região América Sul utilizam o mesmo conjunto de artes para as comunicações sobre a data.

Uma imagem com vários significados

Ao centro da imagem, envolto pela cor verde que simboliza esperança, vemos um vaso. Recipiente no qual uma planta dá sinais de crescimento. De desenvolvimento saudável após ser semeada e cuidada. 

Assim como a obra Marista. Uma obra de transformação social a partir da educação, semeada há mais de dois séculos, e cuidada desde então por Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores, jovens e voluntários ao redor do mundo. Maristas de Champagnat que se unem para fazer essa missão crescer.

De braços abertos, abençoando os personagens de diferentes idades e perfis que representam os Maristas de Champagnat, está Maria. Em destaque pela cor azul de seu manto e que representa nossa identidade Marista. A Boa Mãe que, primordialmente, é a força que ilumina nosso caminhar e nos inspira no seguimento de Jesus.

Dia do Marista e Assunção de Maria

Além disso, vale lembrar que o Dia do Marista faz menção à data na qual a Igreja recorda a Assunção de Maria. Ou seja, o momento em que Nossa Senhora foi levada de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus, quando completou sua vida terrestre e adentrou na vida eterna.

Por isso, a escolha de celebrar o Dia do Marista em 15 de agosto também é uma maneira de reforçar nossas bases. Nossa essência de buscar viver do jeito de Maria, com fé nos desígnios de Deus, respeito, simplicidade e amor.

Missão que segue firme

Certamente, agora é tempo de renovarmos o compromisso em seguir realizando o sonho de Champagnat. Conservando o espírito de união, seguimos como uma família global, atenta e solidária ao contexto que vivemos. Não somente no Dia do Marista, mas em todos os dias do ano.