No dia 26 de julho, celebramos o Dia dos Avós. Sem dúvida, uma data para ressaltar os ensinamentos passados de geração em geração. Bem como para agradecer pela oportunidade de partilhar experiências e pelas lembranças construídas ao longo da vida.

A saber, a data foi criada em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Além disso, eles são considerados pela Igreja Católica como os padroeiros de todos os avós.

Mensagem do Papa Francisco sobre os Avós

Para 2021, o Papa Francisco proclamou o Dia Mundial dos Avós e Idosos. Dessa forma, convida o mundo inteiro a olhar com carinho, respeito e responsabilidade para as pessoas com mais idade.

Assim começa sua mensagem para essa data especial:

“«Eu estou contigo todos os dias» (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”.

“Não nos esqueçamos deles. Aprendamos a parar, a reconhecê-los, a ouvi-los. Não os descartemos; guardemo-los amorosamente para juntos, jovens e idosos, saciarmo-nos à mesa da partilha, abençoada por Deus”, destaca o Santo Padre.

>>> Leia a mensagem na íntegra (pdf)

Oração pelo Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 

Em seguida, assista ao vídeo no qual o Papa Francisco e representantes de várias partes do mundo rezam a oração oficial para o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos. Entre eles, está Dom Laurant Noël, de 101 anos, o bispo mais idoso do mundo.

Acesse os materiais 

Confira os conteúdos divulgados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Cúria Romana. Baixe os arquivos para poder compartilhar também com sua comunidade.

>>> Oração pelo Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (pdf)

>> Palavras do Papa Francisco sobre avós e idosos (pdf)

>> Indicações pastorais (pdf)

>> Subsídio litúrgico (pdf)

“Estamos felizes com essa iniciativa do Papa Francisco que visa criar uma nova consciência e postura na vida da Igreja, capazes de dignificar os avós e idosos, que transformam nossas vidas e nos tornam seres humanos melhores”, comenta o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.