Você é o tipo de pessoa que está em busca de um propósito maior de vida? Se identifica com o Carisma Marista? Participar de grupos com as mesmas afinidades que as suas pode ser um bom caminho!

 

A saber, a maneira pela qual o carisma Marista ganha vida está diretamente ligada a Prioridade do Triênio Maristas de Champagnat em Missão, vigente para o período de 2021 a 2024. Nesse sentido, há várias formas de viver essa prioridade na prática. Uma delas é pela participação nos grupos de Laicato Jovem.

 

Conforme lembra Diogo Galline, especialista em Juventudes da PMBCS, o Laicato Jovem nasceu em 2015. Sua criação foi a partir de um apelo dos próprios jovens durante um Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

 

Atualmente estão mapeados 7 grupos locais. Há grupos nas cidades de São Paulo (SP), Jaraguá do Sul (SC), Chapecó (SC), Cascavel (PR), Florianópolis (SC), Dourados (MS) e Pouso Redondo (SC). Há, ainda, um grupo Provincial, que se reúne periodicamente via Teams e que é articulado pela Organização Religiosa (OR) da província.

 

“São pessoas que resolveram trazer elementos maristas para o seu dia a dia e que se reúnem para vivenciar o Carisma – em termos práticos, com ações de voluntariado, momentos de oração, integração com jovens, entre outros”, explica.

 

Ainda conforme Galline, o tripé que sustenta o Laicato é composto por Espiritualidade (mariana e apostólica), a Fraternidade (grupos juvenis) e a Missão (transformação da realidade por meio da ação social).

 

Laicato jovem: um espaço de partilha

Os jovens do Laicato têm entre 18 e 29 anos e são, em sua maioria, provenientes das caminhadas das escolas Maristas, sejam elas particulares, sociais ou Champagnat.

 

“O Laicato é um espaço de partilha, de vivência – é um grupo que se reúne de forma periódica, em que os jovens podem refletir, planejar ações concretas, entre outras atividades”, conta Galline.

 

A saber, o Laicato Jovem faz parte da Praça da Vida Marista, onde se reúnem todos os que se identificam com o carisma de Champagnat, seja para se encontrar, se informar ou para se posicionar a favor da vida das crianças e jovens.

 

Saiba mais em: https://pracavidamarista.marista.org.br/

Campanha Prioridades do Triênio

A saber, o Laicato Jovem é um dos projetos que faz parte de uma das  três Prioridades do Triênio. Para saber mais, acesse a página especial da campanha.