Exercer a cidadania é direito, mas é também, dever de todos nós. Para aprofundar nessa temática está sendo disponibilizada a formação online e gratuita Cidadania em tempos de crise’ no Portal do Farol1817O curso já está disponível e contribui para reflexões relacionadas a: Como e onde podemos resolver nossos problemas sociais? Qual o papel da cidadania? Afinal, a cidadania não é apenas o direito ao voto, além de envolver responsabilidades que precisam ser assumidas pelos cidadãos, para que seja possível construir uma sociedade mais ética, justa e um futuro melhor.

 

A formação ‘Cidadania em tempos de crise’ é resultado da parceria entre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), por meio do Portal Solidariedade Que Aquece, junto ao Farol 1817 e ao Instituto Sivis. E surgiu do interesse comum das instituições em buscar formas de diálogo na sociedade, tendo como principal público os jovens em formação. As aulas foram divididas em um total de oito (08) módulos, e foram facilitados pela analista de parcerias do Sivis, Fernanda Santos.

 

A metodologia desenvolvida pelo Sivis é resultado da percepção de que a cidadania precisava ser resgatada, principalmente, no cenário da pandemia da Covid-19. Nessa linha, o Instituto formou mais de 300 jovens de Curitiba e região, fomentando a temática da cidadania e mostrando exemplos práticos de como pode ser exercida.

 

A formação disponível no Farol 1817, é portanto, um incentivo para que esse movimento siga e permita que mais pessoas possam conhecer seus direitos e deveres, buscando assim, uma atuação ativa para que os direitos sejam respeitados. Não somente os próprios, assim como daqueles que estão em condições de vulnerabilidade social.

 

Sobre o ‘Cidadania em tempos de crise’

 

Solidariedade como exercício da cidadania é outro tema inserido no curso. Afinal, solidariedade, democracia, direitos humanos, ecologia e ética são matérias que permeiam o papel da cidadania e devem ser abordados e exercitados sempre. Além disso, a solidariedade é pilar basilar da Missão Marista que busca formar cidadãos éticos e solidários que sigam transformando a sociedade.

 

Com o olhar voltado à prática, a formação busca compartilhar de que forma a cidadania, a solidariedade e a democracia estão presentes no dia a dia e podem fazer a diferença em prol da sociedade. E como material complementar e para auxiliar no exercício da vida cidadã, após realizar a formação será disponibilizado um e-book elaborado a partir do conteúdo exposto nas aulas.

 

Clique aqui e acesse a formação agora mesmo!

 

Sobre as instituições

Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

 

É uma unidade administrativa do Instituto Marista, idealizado por Marcelino Champagnat, há mais de 200 anos, na França. É voltado à animação dos Maristas de Champagnat na realização da obra educativa evangelizadora e à definição de conceitos, princípios e diretrizes alinhadas ao Instituto Marista.

 

O Farol 1817

 

O Farol 1817 é um portal de ensino à distância gratuito com cursos livres de extensão que abordam os quatro eixos do conhecimento: Identidade & Missão, Teologia & Espiritualidade, Gestão e Direitos das crianças, adolescentes e jovens.

 

O Instituto Sivis

 

O propósito do Instituto Sivis é enraizar os valores democráticos no coração dos brasileiros, fomentando o debate sobre valores democráticos.