Pastoral Juvenil Marista (PJM) celebra 18 anos. Comunidade Marista relembra as origens do movimento juvenil criado em 2005. A PJM, que surgiu para ser um privilegiado espaço de evangelização das juventudes maristas no Brasil, hoje é modelo para todos os jovens que têm contato com o carisma Marista no mundo.

Origens

Em 2002, houve a criação da Província Marista Brasil Centro-Sul, que foi a junção da Província de São Paulo e Província de Santa Catarina. A partir dessa fusão, houve a necessidade de integrar os movimentos juvenis existentes nas duas províncias: EDA-REMAR na Província de Santa Catarina e GAMAR na Província de São Paulo. No restante do país, também havia a mesma necessidade de integração dos diferentes movimentos.

Em nível de Provincia Marista Brasil Centro-Sul, o Setor de Pastoral iniciou uma reflexão sobre o futuro da PJM na Provincia. Essa reflexão ganhou corpo quando foi partilhada e assumida junto à Comissão Nacional de Evangelização do Brasil Marista. Desta maneira, as três Províncias do Brasil e o Distrito Marista da Amazônia constituíram um Grupo de Trabalho (GT) em âmbito nacional para fazer uma proposta de Pastoral Juvenil para o país.

O Irmão João Carlos do Prado, Conselheiro Geral do Instituto, que trabalhou no processo de concepção da PJM, afirma que “para a definição do modelo de PJM que hoje temos, foi muito importante o convite da Igreja aos Maristas do Brasil, que reconhecia as experiências maristas de grupos juvenis, mas tinha dificuldade em entender a linguagem utilizada”, conclui.

Diretrizes

Desse movimento que se criou conjuntamente entre tantas mãos, de jovens, leigos, leigas e Irmãos, surgiu a essência da PJM. Para Fabiano Incerti, atualmente Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, que esteve no grupo de trabalho da PJM, essa construção favoreceu o que é até hoje essa busca pela civilização do amor. “Exatamente é esse momento em que se amadurecia essa nova proposta de estar com jovens de um jeito Marista diferente de atuar, junto às juventudes, com uma mística própria”.

A implantação da PJM aconteceu de forma gradativa ao longo do ano de 2005, mas, em janeiro, um evento marcou o início, como afirma o Irmão João Carlos do Prado. “O Encontro Nacional de Assessores da PJM, de Florianópolis, consolidou o documento ’Diretrizes Nacionais das PJM’ e o comprometimento dos jovens e animadores na nova perspectiva de trabalho com a juventude Marista do Brasil. A proposta foi um marco histórico para o interprovincialismo no Brasil”.

O lançamento da Pastoral Juvenil Marista na Província Marista Brasil Centro-Sul ocorreu de maneira oficial no dia 25 de agosto de 2005. Foi durante a III Assembleia Provincial de Pastoral Juvenil Marista que o então Superior Provincial da PMBCS, Irmão Tercílio Sevegnani oficializou o momento: “Declaro oficialmente implantada a PJM na Província Marista Brasil Centro-Sul”.

Participação Juvenil

O início do processo de formação de um novo movimento juvenil na Província foi pensado com participação de quatro representantes, oriundos de cada uma das antigas províncias que originaram a PMBCS, Santa Catarina e São Paulo, de acordo com o Irmão João Batista, Assessor de Pastoral dos Colégios Maristas de Brasília, que ajudou a formar o grupo.

Na primeira edição da Missão Solidária Marista, em 2005, os jovens souberam da criação do futuro movimento de pastoral juvenil, mas questionaram a ausência de representação dos jovens nas decisões. “Foi só a partir desse momento que aconteceu esse movimento e que realmente a juventude começou a aceitar mais a PJM, porque agora eles estavam fazendo parte do processo”, conclui o Irmão João Batista.

Ligia Gomes, leiga Marista de Londrina – PR, era uma das jovens presentes em todo o processo de construção da Pastoral Juvenil Marista, em 2005. Ligia tinha 15 anos e estudava no Colégio Marista de Londrina. Ela afirma que os Irmãos e colaboradores estavam trabalhando em todo o processo, mas neste encontro com os jovens, em 2005, que a participação juvenil aconteceu. “Neste encontro foi a oportunidade assertiva de colocar os jovens, os verdadeiros protagonistas de todo aquele projeto para conhecer, mudar, dar ideias, validar todo aquele texto”, conclui.

Ligia afirma que havia uma tensão entre os jovens quanto à nova proposta que chegou e iria substituir os antigos movimentos pelos quais os jovens já estavam identificados. “Ao longo do encontro, fomos entendendo juntos o que a PJM seria e o quão grandiosa ela poderia se tornar. Fazer parte daquilo tudo foi nos animando muito. Com certeza, as expectativas eram as melhores de todas, mesmo sabendo que abandonaríamos algumas coisas”.

PJM hoje

Após 18 anos, muita coisa mudou e evoluiu dentro da Pastoral Juvenil Marista. Hoje, a PJM ganhou o mundo Marista,  tornando-se internacional. Para o Irmão João Carlos do Prado, mesmo com diferentes expressões e culturas, esta proposta representa a ação educativo-evangelizadora que está no centro do carisma Marista. “Nos ajuda a entrar na mente e no coração das crianças e jovens e falar daquilo que nos é mais caro: da nossa espiritualidade e do protagonismo dos jovens na construção de nossa sociedade, inspiradas em valores cristãos e maristas”.

A saber, muitas pessoas passaram pela PJM e contribuíram com ela ao longo de 18 anos, sendo impactados para toda a vida. “A Pastoral Juvenil Marista fez parte da vida deles, então isso que são as coisas mais bonitas da história. Essas memórias, esses testemunhos que são vivos, esses símbolos que permanecem, essas datas que se tornam importantes. Exatamente por isso assim a PJM tem um dia de aniversário”, conclui Fabiano.

Ligia afirma que a PJM alçou voos maiores do que os imaginados por quem estava na sua composição. “A PJM se tornou algo que ninguém sonhou lá no início, ela foi além! E, de alguma forma, acho que isso foi preparado por Deus, com a intercessão da Boa Mãe, pois o jovem motivado e consciente de sua missão de cidadão e cristão ele vai além!”.

Portanto, a Pastoral Juvenil Marista, após 18 anos de criação, segue sendo um dos movimentos mais importantes da Província, dentro da essência do Instituto em trabalhar com as crianças e os jovens. A PJM alcança metas cada vez maiores, favorecendo o protagonismo juvenil e trazendo o carisma Marista próximos da realidade dos jovens. Vida longa à Pastoral Juvenil Marista.