De 26 a 30 de setembro de 2022, o Centro de Espiritualidade Marista (CEM), em Santiago, no Chile, sediou um encontro do Programa Regional de Animação Vocacional, com a finalidade de desenvolver a vocação do Irmão Marista

A coordenação da atividade ficou a cargo do Secretariado Irmãos Hoje, do Instituto Marista, e da Área da Vida Marista da Região América-Sul (RAS). 

Da PMBCS, participam ativamente os Irmãos Bruno Marcondes, Rafael Fagner e Edicarlos Coelho, bem como o leigo Volnei Sevenhani. Eles atuam nos Regionais e na coordenação de Animação Vocacional (AV) da Província. E, por isso, atuam diretamente no fortalecimento de uma das Prioridades do Triênio

Caminhamos como família global

Para o Ir. Edicarlos, o Programa Regional de Animação Vocacional da América Sul tem sido um encontro de encantamento, vibração e aproximação. Ele explica que o evento baseou-se em duas partes: “Uma parte atentou-se ao cuidado da vida e a segunda em partilhas entre as Províncias, daquilo que se tem feito enquanto Animação Vocacional”. Além disso, ele afirma que o encontro está alinhado ao apelo do XXII Capítulo Geral, no que se refere ao sentimento de família global.

“O encontro tem sido de partilhas de boas práticas, formação e vivências para que, enquanto Região possamos caminhar juntos e mais integrados. Com o desejo de promover a vocação do Irmão, seguimos animados em nosso trabalho. É fato que precisamos colocar a Animação Vocacional como prioridade da Região, pois é por meio dela que garantiremos a vitalidade do nosso carisma e Instituto”, observou.

Contribuição ao Ano das Vocações Maristas

 De acordo com Volnei, primeiramente, o encontro deu a oportunidade de olhar para sua própria vocação, cuidá-la e acolhê-la. Tudo isso com a certeza de se sentir amado e chamado por Deus.

“Tendo por base o tema do Ano das Vocações Maristas, cuidar e gerar vida Marista, olhamos o contexto das juventudes, o plano de formação inicial, e outros planos de Animação Vocacional. Muitos são os desafios, mas muito maiores e significativos têm sido os passos que estamos dando como Região. Foi um tempo para partilhar a vida e a missão, Irmãos e Leigos, olhando para mais além, em vistas da perenidade de nosso Instituto”, conta.

Mensagem do Superior Provincial sobre Animação Vocacional

Em sua mensagem sobre o encontro, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, falou sobre a diminuição do número de vocacionados. No entanto, sem perder a esperança e a confiança nos desígnios de Deus.

“A vida de especial consagração a Deus vive tempos críticos e tempos de provação precisam de profundidade, de fé esclarecida, robusta e fortalecida, porque senão vamos todos nos perder em um espaço exterior muito angustiante ou muito difuso e inconsistente. Nesse sentido, a vida e ensinamentos de São Marcelino homem de muito espírito de fé e de fé comprovada, adquire uma relevância singular para nós nesse contexto, sobretudo se nos aproximarmos da sua experiência de ‘noite escura’ frente às crises vocacionais já vividas nos primórdios do Instituto”, escreveu.

Incentivo e acolhimento das vocações

Nesse contexto, sem dúvida, torna-se ainda mais relevante continuar vivendo e levando adiante o carisma que Champagnat deixou como legado. Assim como a mostrar que “Vale a pena ser Irmão Marista”.

“Daí reavivar a chama de uma ampla e profunda cultura de Animação Vocacional capaz de nos animar a trabalhar juntos para atrair novos e maravilhosos companheiros para a vida, vocação e missão maristas já no presente e para o futuro”, destaca Ir. Benê.

Além disso, o Provincial ressalta que a AV é parte substancial da vida e da missão Maristas. “No coração de todo o nosso esforço deve estar a graça e a arte de acompanhar a escuta do chamado do Senhor e o discernimento do seu caminho junto aos jovens e adultos atraídos para o carisma e vocação maristas. É o Senhor que chama, mas quem escuta precisa ser acolhido e acompanhado num processo sério de discernimento”, afirma.

>>> Confira a mensagem completa do Ir. Benê.