Uma das Prioridades do Triênio no período de 2021-2024 é a Vida Consagrada, que tem como premissa a valorização dos Irmãos Maristas e da vida em comunidade.  Um dos objetivos estratégicos é cuidar da Vida Religiosa Consagrada por meio do diálogo, da vida fraterna, da vivência da Identidade, da espiritualidade do coração e da missão Marista. A Comunidade Marista de Ribeirão Preto tem muito a compartilhar sobre suas atividades.

A chegada dos primeiros Irmãos Maristas em Ribeirão Preto ocorreu no dia 30 de dezembro de 1937. Em junho deste ano, foi celebrada a Missa de 84 anos da presença marista em Ribeirão Preto. A Missa, foi presidida pelo Arcebispo Dom Moacir na Catedral Metropolitana de São Sebastião, e teve a participação das três Unidades Educacionais e de Fraternos do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Membros da Comunidade em 2022

A Comunidade Religiosa, em 2022, é composta por quatro Irmãos: Bruno Marcondes, Dario Bortolini, Leomar D’Avila e Luiz Carlos Siena. Em fevereiro realizaram várias reuniões de Acolhida, onde cada Irmão relatou os principais momentos e fatos de sua vida e sua trajetória vocacional. Nas palavras do Ir. Dario Bortolini “Foram tempos vividos com alegria, ouvindo os relatos de cada um. Fomos nos acolhendo mutuamente”.

No início de março de 2022, chegou o Geraldo Miguel de Souza Carmo, um vocacionado marista. Ele foi integrante da comunidade durante o primeiro semestre do ano, discernindo o seu projeto de Vida. Realizou uma ótima experiência vocacional e apostólica. No segundo semestre, descontinuou sua caminhada.

Espiritualidade e Projeto de vida comunitária

O Irmão Dario, também conta que além dos momentos de Oração em Comunidade, todos os dias aproveita-se o momento para agradecer o dom da vida, da vocação e comemorar ao redor da mesa, em partilha fraterna.

O Projeto de Vida Comunitária (PVC) 2022, exigiu muitas reuniões e coletividade para sua elaboração. Gradualmente foi se estabelecendo o Propósito Geral, fixando os três pilares, seus respectivos indicadores e os encargos comunitários e apostólicos de cada Irmão, de acordo com a delegação feita pelo Ir. Provincial e as necessidades pastorais locais. Assim, se estabelece o programa de vida fraterna para “Seguir Jesus Cristo, do jeito de Maria, a exemplo de São Marcelino Champagnat”.

Apostolado

As frentes apostólicas, em Ribeirão Preto, são diversas e muito diversificadas. As mais frequentes são:

 

  1. Na Unidade Social Ir. Rui Depiné, que opera desde 1973, atuam diariamente, os Irmãos Leomar D’Avila e Luiz Carlos Siena. Ambos são uma presença decisiva para aqueles Educadores e Crianças do Parque Ribeirão, da Zona Oeste. Atualmente, o Ir. Rui atende 850 crianças e adolescentes.
  2. O Setor Vocacional Regional, da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e da Pastoral dos dois Colégios (Marista e Champagnat), são assistidos pelo Ir. Bruno Marcondes, que é uma presença muito significativa junto aos jovens. Ele é o Coordenador da Animação vocacional do Regional Norte da Província. Viaja bastante para animar as equipes locais dessa extensa regional. Às vezes, fica ausente da comunidade por uma semana, em missão apostólica.
  3. No Colégio Marista de Ribeirão, fundado em 1938, faz presença diária o Ir. Dario Bortolini, Animador da Comunidade Religiosa. Sem nenhuma função de comando, realiza seu apostolado por sua presença, seu exemplo e sua palavra, quando necessária. Convém ressaltar que, os Educadores leigos e as famílias, apreciam e desejam muito a presença dos Irmãos.

Algumas outas atividades apostólicas esporádicas são realizadas por esta comunidade. Registre-se a presença do Ir. Dario nas Escolas Champagnat de Presidente Prudente e Adamantina, nos meses de setembro e novembro, discutindo sobre a “Pedagogia e a Espiritualidade Marista”. Ainda, atuou discretamente junto ao Distribuidor da FTD Ribeirão. Falou no Evento Regional da cidade e no Simpósio de Educação Pública em Álvares Florence, região de São José do Rio Preto. Em ambos os eventos, conta com maestria a história da FTD Educação.

De acordo com o Ir. Dario Bortolini, a presença marista na cidade de Ribeirão Preto e região, por 84 anos ininterruptos, deixou e vai deixando uma marca indelével. “Centenas de antigos alunos e suas famílias elogiam a educação marista e os Irmãos que por ali atuaram, formando bons cristãos e os virtuosos cidadãos”, finaliza.