A Quaresma é um período de 40 dias em que a Igreja anualmente convida todos e todas à reflexão espiritual, à renovação da fé e ao aprofundamento da vida cristã. Durante esse período, práticas como o jejum, a penitência e a caridade têm o objetivo de ajudarem na preparação para celebrar a ressurreição de Jesus na Páscoa.

Confira 3 versículos bíblicos para inspirar nessa oportunidade de exercitar de maneira significativa e sincera a conexão com a religiosidade durante esse momento:

 

“Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido,te dará a recompensa.” – Mateus 6:16-18

 

Assim ensinou Jesus sobre o ato de jejuar sem fazer ostentação da religiosidade. Em vez disso, o jejum deve ser praticado de maneira discreta, a fim de que apenas Deus possa saber dessa prática.

 

“Pois agora, então – oráculo do Senhor – voltai para mim de todo o coração, fazendo jejuns, chorando e batendo no peito! Rasgai vossos corações, não as roupas! Voltai para o Senhor vosso Deus, pois ele é bom e cheio de misericórdia! É manso na ira, cheio de carinho e retira a ameaça!” – Joel 2:12-13

 

Esses versículos tratam da importância da conversão de coração. Durante ess período, o arrependimento dos pecados e a proximidade com Deus de forma sincera são atitudes, assim como o jejum, que ajudam a crescer na vida espiritual.

 

“De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” – João 3:16–17

Jesus foi o exemplo de acolhimento das pessoas e sempre demonstrou compaixão pelas crianças, pelos idosos e por quem estivesse em situação de vulnerabilidade social. Não é apenas o cuidado que é importante, mas essa atitude compassiva que o Salvador ensinou e que se traduz na caridade. A Quaresma reafirma aos cristãos pelas palavras bíblicas e os ensinamentos de Cristo a necessidade da genuína ação que nasce do coração.

 

Saiba Mais

Qual a importância da Quaresma?

20 gestos de caridade para praticar no dia a dia

Como viver a Quaresma como Família Global