Baiano, o Irmão Edicarlos Pereira Coelho de 33 anos, nasceu em Vitória da Conquista. Por conta da busca dos pais por condições financeiras melhores, foi criado na cidade de São Paulo. Nas palavras do Irmão “sou baiano e me considero baiano, apesar de não ter mais sotaque e não ter muita vivência no Estado”.

Foi na cidade de São Paulo também, que conheceu o Instituto Marista. “A partir de um contato pela Internet que eu conheci a história de Champagnat. Me apaixonei pela história e decidi seguir Jesus Cristo, do jeito de Maria, assim como Marcelino. Depois comecei a fazer o acompanhamento vocacional e decidi entrar na Instituição”, diz.

“O chamado de Deus não é algo concreto” explica. O Irmão conta que sempre possuiu um desejo de fazer a diferença e de ser a diferença no mundo. Devido aos contatos com padres e Irmãos entendeu que a vida religiosa poderia ser uma possibilidade para ele. “Com o desejo de seguir Jesus Cristo, meu discernimento foi clareando aos poucos para ser religioso, ser Irmão”.

O religioso ressalta que no processo de se tornar Irmão Marista teve inúmeras dúvidas, mas que acha que isso é natural e faz parte do processo de discernimento vocacional. “As dúvidas aparecem para que a gente saia do comodismo e, principalmente aprofunde algumas questões, como o autoconhecimento em diferentes aspectos da vida”.

Quanto a vida comunitária, ele acrescenta que existem desafios geracionais, “porém não é impossível achar um ponto de equilíbrio entre a diversidade de opiniões”.

Com a finalidade de ilustrar sua jornada religiosa e a abertura para conviver com diferentes culturas, o Ir. Edicarlos Coelho lembra de uma experiência em 2019, quando foi para Guatemala. “Eu já era Irmão, era um processo de itinerário para os votos perpétuos. Estar com outros Irmãos de outras culturas, nacionalidades para mim trouxe uma riqueza muito grande. Foi incrível entender na prática que essa família Marista é realmente carismática e global. Foi para mim uma experiência inenarrável”, finaliza.

Por fim, o Irmão conta duas coisas que gosta de fazer no horário livre, “A primeira é escutar música dos variados estilos, desde o samba até música Gospel. A segunda é cozinhar. Eu amo cozinhar”, explica.

Indagado sobre a sua vida hoje como Irmão, ele afirma: “meu maior objetivo como Irmão é ser feliz e a partir desse momento fazer os outros felizes, pois vocação acertada é vida feliz”.

Atualmente, o Irmão Edicarlos faz parte da Comunidade Formativa do Colégio Paranaense em Curitiba e trabalha com a Animação Vocacional da Província Marista Brasil Centro Sul.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.

Quer saber mais sobre a campanha para conhecer as Prioridades do Triênio da PMBCS? Clique aqui e conheça.