A comunidade Marista de São José dos Pinhais (PR), está localizada na região metropolitana de Curitiba. Ela conta com a presença de 15 Irmãos e 32 colaboradores. O acolhimento de Irmãos idosos e eventualmente, de outras pessoas com dificuldades que sejam próximas da Congregação, é o objetivo da comunidade desde 1999.
As colaboradoras Adriana Motta Oliveira Corrêa e Frankline Simião dos Santos contam algumas peculiaridades do trabalho na comunidade. Colaboradora há 4 anos, Adriana Motta tem como responsabilidades a organização de passeios, coordenação do funcionamento da casa, além de atendimento aos Irmãos. Já a enfermeira Frankline dos Santos, presente na comunidade há 8 anos, acompanha os Irmãos nas atividades diárias como banho, alimentação, ida ao hospital e a administração de medicamentos.
Irmão Muller
Um dos integrantes da comunidade é o Ir. Estevão Muller, de 95 anos. Com 75 anos de vida consagrada, sua jornada começou aos 13 anos.
Ao longo da vida consagrada, percorreu colégios atuando como professor e diretor, “Dar aula era muito gostoso e os alunos tinham um apreço comigo” conta o Ir. Estevão Muller. Também, dedicou-se a escrever sobre a história de seu povo, os Alemães do Volga, durante 35 anos.
O Ir. Muller está na comunidade São José desde o início da pandemia. Hoje vive bem sem doença nenhuma e satisfeito com a vida que levou. “Não tenho nada materialmente falando, mas tenho tudo” afirma o Irmão. Todo dia faz suas caminhadas no período da manhã e de tarde, além de escrever poemas sobre a sua vocação.
Irmão Aloísio Kuhn
Outro Irmão que faz parte da comunidade São José dos Pinhais é o Ir. Aloísio Kuhn. Nascido em 1935, está na vida consagrada a 67 anos.
Conheceu os Irmãos Maristas por meio da Pastoral Vocacional, que despertou sua curiosidade pela vida Marista.
Sua vida foi dedicada ao ensino de latim, português, francês, história e ensino religioso em colégios e casas de formação. Vale ressaltar que o Ir. Aloísio Kuhn viveu na Itália, trabalhando em Roma, na Casa Geral, como tradutor por alguns anos. Hoje, ainda faz algumas traduções esporadicamente.
O Ir. Aloísio conta que está na comunidade há um ano. Nesse período, assumiu a atividade de cuidado com a horta. Está bastante satisfeito com a rotina e a vida que leva nessa comunidade, partilhando a vida e o carisma Marista com os seus coirmãos.
A comunidade São José dos Pinhais tem uma dinâmica de vida mais interna. Ou seja, os Irmãos não possuem uma rotina de apostolado fora da casa. Atualmente, dedicam-se mais a leitura, a oração, cuidado com a saúde e convivência comunitária.
Prioridades do Triênio
Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.
Quer saber mais sobre a campanha para conhecer as Prioridades do Triênio da PMBCS? Clique aqui e conheça.