Entre setembro e outubro de 2023, o Irmão José Aderlan participa de um curso para Irmãos em Roma. O Programa de Formação Tutti Fratelli para Acompanhantes começou em 9 de setembro de 2023, na Casa Geral dos Irmãos de La Salle, em Roma.

Cerca de 50 Irmãos de 13 congregações estão participando. Seis Irmãos Maristas fazem parte do grupo: Fernando Luis Alberto López Hernández (México Ocidental), Tainga Moanriba (Star of the Sea), Alphonse Tiamaro (Madagascar), Carlos Mario McEwen (Mediterrânea), Samuel Gómez Ñíguez (Mediterrânea) e José Aderlan Brandão Nascimento (Brasil Centro-Sul).

Sob o lema “Caminhemos Juntos”, o programa tem como objetivo gerar um novo espaço de encontro e intercâmbio em nível intercongregacional como uma família de Irmãos religiosos (“Tutti Fratelli”) e fortalecer os vínculos do grupo “Tutti Fratelli” com Irmãos religiosos de diferentes países e regiões para promover a comunhão e a fraternidade em nossa Igreja e em nosso mundo. Portanto, em particular, fornecerá ferramentas para fortalecer e qualificar a missão recebida, aprofundando e atualizando os elementos fundamentais do acompanhamento de jovens irmãos religiosos de acordo com a realidade da vida religiosa de hoje e o contexto atual.

Expectativas

O Ir. José Aderlan atuará como multiplicador dos aprendizados do curso para Irmãos. “Estou feliz por ter sido escolhido para fazer esse curso e farei o possível para trocar experiências aprender coisas novas e poder levar aprendizagens para ser compartilhada em nossa região”, afirma o Ir. José Aderlan.

Em mensagem de apoio e incentivo, o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira, deseja ao Ir. José Aderlan “boa estância pela Itália, vivência e formação entre Irmãos de várias ordens religiosas!”

Ademais, o programa terá duração de quatro semanas, terminando em 7 de outubro de 2023. Está sendo animado pela equipe Tutti Fratelli, da qual fazem parte os Irmãos Ángel Medina e Lindley Sionosa, do Secretariado Irmãos Hoje. O Ir. Ángel é o coordenador geral do programa. Nesse meio tempo, vários palestrantes foram convidados para apresentar os diferentes tópicos.

Tutti Fratelli

A saber, o Tutti Fratelli é uma equipe intercongregacional de Irmãos religiosos criada em 2010, a pedido da USG (União dos Superiores Gerais – Roma), para promover e fomentar a vocação do Irmão religioso na Igreja universal, especialmente em Roma.

 

Confira também: Irmão José Aderlan conta sua história na websérie Mãe de Irmão Marista