No ano de 2023, a Província Marista Brasil Centro-Sul dedicou especial atenção para o fortalecimento das ações de Animação Vocacional. Isso incluiu iniciativas relacionadas ao despertar, animar e acompanhar os jovens em sua jornada de discernimento vocacional, seja para a vida religiosa ou outro tipo de vocação Marista.

 

Durante o primeiro semestre deste ano, esses esforços fizeram parte da campanha Prioridades do Triênio, que trabalha  temas prioritários para a Província até 2024.

 

O vídeo a seguir apresenta de forma resumida as atividades desenvolvidas pela equipe de Animação Vocacional da Província nos últimos meses, com o destaque para as iniciativas do Mês Vocacional.

 

 

Trocando Ideias

 

A saber, o vídeo foi apresentado pela primeira vez durante o evento Trocando Ideias, na manhã de 25 de setembro, na sede administrativa da Organização Religiosa da PMBCS.

 

Animadores vocacionais, Irmãos Maristas e demais colaboradores da Província se reuniram para um bate-papo sobre Animação Vocacional e Vida Consagrada Marista. Quem atua fora de sede também pôde acompanhar o evento de maneira online. O foco do encontro foi apresentar a atuação dos animadores junto aos jovens em diversas situações e contextos.

 

“Foi muito bom conhecer melhor como é feito o trabalho da Animação Vocacional junto com a juventude. Foi um bate-papo bem bacana”, conta Priscila Gurski Padilha, analista de RH.

 

O encontro também contou com um momento de espiritualidade sobre Vocação, bem como uma apresentação sobre a equipe de Animação Vocacional da PMBCS. Além disso, os colaboradores participantes também puderam ter um momento de conversa com os Irmãos sobre a Vida Religiosa Consagrada.

 

“Que possamos ter mais momentos de partilha com os Irmãos”, deseja Juliana Fontoura Galline, gerente de Comunicação e Marketing Institucional.

 

Somos todos animadores vocacionais

 

De acordo com o coordenador da Animação Vocacional da PMBCS, Diogo Galline, de certa forma somos todos animadores vocacionais. “Cada um de nós é chamado a gerar e a cultivar vida Marista nos espaços em que atuamos. Direta e indiretamente”, afirma. Por isso, é tão relevante que todos da Organização Religiosa tenham a oportunidade de conhecer o que a equipe de AV realiza e como colaborar.

 

O Ir. João Batista também destaca a importância de todos se envolverem com essa temática, para dar continuidade à obra iniciada por São Marcelino Champagnat. E recorda a missão que o Padre Champagnat nos confiou, de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. “Ao longo dos anos, percebi que para essa missão acontecer nós temos que tornar muitas outras coisas conhecidas e amadas. O Trocando Ideias sobre Animação Vocacional fez exatamente isso: tornou um dos setores mais importantes da Província Marista Brasil Centro-Sul conhecido. A segunda parte, o ‘tornar a AV amada’, vai depender de todos quantos participaram deste Trocando Ideias”, ressalta.

 

Campanha Prioridades do Triênio

 

Assim como vem acontecendo em torno da Animação Vocacional, as diversas áreas da PMBCS têm se mobilizado para tornar as Prioridades do Triênio cada vez mais presentes na vida dos Maristas de Champagnat.

 

Quer saber mais sobre a campanha e as próximas etapas?

 

>>> Acesse a página da campanha Prioridades do Triênio