No Domingo de Ramos completamos o ciclo de 40 dias que compõe a quaresma. E agora inciamos a semana que tem os três dias da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus são o ponto culminante, o eixo central da fé cristã.

Começa na Quinta-feira Santa, com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor (Lava-pés). Celebra-se a Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa. No Sábado Santo, celebra-se a solene Vigília Pascal, que segundo Santo Agostinho é a mãe de todas as Vigílias.

Ao final destes dias, que formam o Tríduo Pascal, finalmente chegamos ao Domingo de Páscoa.

 

Quinta-feira Santa

Neste dia, Jesus com o desejo de deixar aos homens um sinal de sua presença, instituiu a Eucaristia. Tomando o pão e o vinho disse aos seus discípulos: Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue… entregue e derramado por vós. Desde então, em cada celebração da Missa fazemos memória e atualizamos a Ceia do Senhor. Nessa mesma Ceia, Jesus levantou-se da mesa, depois o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois de colocar água em uma bacia começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido (Jo 13,1-5). Esse gesto marca profundamente a entrega e o serviço de Jesus por toda a humanidade.

 

Sexta-feira Santa

Também chamada de Sexta-feira da Paixão, neste caso, Paixão vem da palavra latina “passio”, que nos lembra o sofrimento de Jesus por nós. Neste dia a Igreja recorda a morte de Jesus na Cruz. Em muitos lugares os fiéis participam da Via Sacra, oração antiga que medita os últimos passos de Jesus até o Monte Calvário. O jejum, o silêncio e a oração marcam esse dia.

Nesse dia não há celebração de missas, apenas a celebração da Adoração da Cruz com a distribuição da comunhão eucarística.

 

Sábado santo ou Sábado de Aleluia

O Sábado Santo marca o silêncio profundo e a esperança na ressurreição de Jesus. Entre o pôr-do-sol da sexta-feira e do sábado, não ocorrem celebrações, nem comunhão. Este dia é dedicado a oração e meditação.

A principal celebração deste dia é a Vigília Pacal, também conhecida como a “mãe” de todas as vigílias. É a celebração litúrgica mais importante do calendário religioso católico. A Vigília Pascal é composta por quatro partes: a liturgia da luz, a liturgia da palavra, a liturgia batismal e a liturgia eucarística.

 

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus. No primeiro dia da Semana, Jesus ressuscitou dos mortos.

O nome Páscoa, vem do hebreu “peseach”, que significa passagem. Originalmente marca a passagem do povo hebreu da escravidão do Egito à Terra Prometida.  Os cristãos viram na ressurreição de Jesus um novo significado para essa festa judaica: a celebração da passagem da morte para a vida.

Com essa celebração damos início ao Tempo Pascal que termina com a solenidade de Pentecostes (cinquenta dias), momento da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e marco do nascimento da Igreja.

Para te ajudar na reflexão sobre esses dias, separamos alguns conteúdos:

>>> V Pregação da Quaresma 2023

>>> Páscoa: renovação da esperança e da vida eterna

>>> 20 Versículos para Celebrar a Páscoa

 

Vamos viver a Quaresma e a Páscoa como Família Global

Com o intuito em promover experiências como Família Global, a Província Marista Brasil Centro-Sul desenvolveu um roteiro para viver a Quaresma baseado no documento La sonrisa de la vida (O sorriso da vida) da Província Marista Ibérica. Nosso roteiro conta com onze textos e áudios formados por uma passagem do Evangelho e uma reflexão sobre ela. O conteúdo será distribuído semanalmente no site da PMBCS.

>>> Acessar o conteúdo do Tríduo Pascal e Páscoa

Para que os Maristas de Champagnat possam convidar suas comunidades, famílias e amigos a participar dessa vivência, além dos roteiros também é possível compartilhar esse material através de suas redes sociais, inclusive com imagens preparadas especialmente para isso.

>>> Fazer download das imagens

Também é possível consultar o conteúdo na íntegra com todas as semanas:

>>> Acessar ebook da Quaresma

>>> Acessar Playlist do Evangelho da Quaresma