Ao olharmos para a vida de alguém que a Igreja canonizou, pode acontecer de ficarmos com a impressão que a pessoa se tornou santa porque teve uma vida diferente daquela que levamos.

Isto é, as ações que ela realizou são sacralizadas e adquirem um significado maior. Assim, fica difícil considerar sua vida sem que nosso olhar passe pela lente que tudo engrandece: o título da santidade. 

 

Ampliando o olhar sobre a santidade

Quando a Igreja proclama a santidade de alguém, ela enaltece, sobretudo, a vida cristã exemplar que a pessoa levou. Ou seja, o santo ou santa se torna um modelo a ser imitado como seguidor de Jesus Cristo. 

Então, na prática, os santos são não apenas figuras a serem invocadas como intercessoras junto a Deus, mas também referências de espiritualidade cristã. Logo, um caminho para todos nós. 

Neste texto, destacamos a verdadeira essência da santidade. Confira! 

 

Santos como modelo de vida cristã

Dessa forma, quando pensamos nos santos dos quais temos apenas relatos antigos, míticos ou lendários,  temos dificuldade de nos aproximar e tomá-los como exemplos de vida. Eles são intercessores junto de Deus, de fato. Mas não nos levam a uma vida cristã mais autêntica e de imitação de virtudes. 

Por outro lado, nos sentimos mais próximos e inspirados por aqueles santos que viveram mais recentemente. Isso porque conhecemos a rotina de suas vidas e temos relatos históricos verídicos do que passaram. Com isso, eles tocam mais de perto nossa vida cristã e podem levar à imitação de suas atitudes. 

Vamos conhecer uma dessas histórias? A seguir, separamos algumas frases de Marcelino Champagnat.

 

O modelo de Marcelino Champagnat

Marcelino Champagnat é um santo próximo de nós. Temos acesso à sua história e de sua família, bem como do contexto social, político e religioso em que viveu. São tantas informações que muitas vezes nos sentimos íntimos do santo. Alguém próximo e que é “gente como a gente”.  

Dessa forma, Marcelino cria um sentimento amoroso em nós. Devemos olhá-lo não só como um santo para ser invocado. Ele está próximo de nós para ser imitado. Seus exemplos de vida é que delineiam a espiritualidade marista da qual queremos ser seguidores.

Em seguida, separamos algumas frases de Marcelino Champagnat que nos inspiram a seguir seus passos. 

Veja também: Virtudes e milagres de Marcelino Champagnat que o tornaram santo

 

  •  Inabalável fé na presença de Deus

Em primeiro lugar, separamos duas frases que expressam o tamanho da confiança que Marcelino tinha em Deus. Sua fé o guiava em todos os momentos. 

 

“Tanto quanto lá nos bosques silenciosos de l´Hermitage quanto aqui, nas ruas de Paris, eu consigo manter-me recolhido na presença de Deus.” (cfr Carta 181) 

“Nosso Senhor nos ajudará na medida de nossas necessidades. Se, para construir, eu tivesse que esperar para ter o dinheiro necessário, ainda estaria esperando. Vou continuar sacando no cofre da Divina Providência que nunca nos deixou faltar nada.” (cfr Biografia, 2ª parte, cap. 3)  

 

Conheça mais neste texto as virtudes de Marcelino Champagnat. 

 

 

  • Confiança na proteção de Maria

Marcelino também é conhecido pelo seu amor e confiança em Maria. Ele invocava a Boa Mãe, como ele mesmo carinhosamente a chamava, em todos os momentos. 

Para conhecer mais da relação íntima que Marcelino tinha com Maria, sugerimos este texto. 

 

“Sim, só Maria é a causa de nossa prosperidade. Sem Maria não somos nada, mas com Maria temos tudo, pois Ela sempre está com Jesus nos braços ou no coração.” (cfr Carta 194)

“Pois fostes vós, ó Maria, que tudo fizestes entre nós.” (cfr Biografia, 1ª Parte, cap. 9)  

 

 

  • Zelo pastoral e amor fraterno. 

Outro pilar da espiritualidade de Champagnat que nos inspira é o seu cuidado com o próximo. Marcelino sempre esteve em comunidades em busca de fazer o bem. 

 

“Não posso ver um menino sem experimentar o desejo de ensinar-lhe quanto Jesus o ama e quanto, por sua vez, ele deve amar o divino Salvador.” (cfr Biografia, 2ª Parte, cap. 20)

“Irmãos, vocês sabem muito bem quanto os amo:  como filhos do mesmo pai, que é Deus; da mesma mãe, que é a Igreja; em suma, como filhos de Maria!” (cfr Biografia, 2ª Parte, cap. 15)

 

Quer continuar conhecendo essa história? Convidamos você a visitar este material:

A história dos Santos Maristas e um olhar sobre a Santidade

São Marcelino Champagnat, fundador, pai, amigo e modelo exemplar de vida cristã, rogai por nós. Amém.