Há mais de 300 anos, três pescadores encontraram no rio Paraíba do Sul, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 12 de outubro, entre as formas de expressão para celebração dessa fé, estão inúmeras orações marcadas por um autêntico propósito.

A seguir destacamos as principais orações que professam a devoção na santa. A primeira é uma oração que ressalta a súplica de proteção:

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos
e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos,
ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer que algum daqueles
que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular 
proteção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa 
Mãe, nossa
protetora,
consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da 
virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Em 2013, o Papa Francisco visitou a cidade de Aparecida, localizada no estado de São Paulo, e adaptou a prece da Consagração à Nossa Senhora Aparecida, que segue sendo reproduzida pelos devotos. Sendo assim, ficou da seguinte forma:

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”

Mãe de milagres

A fé em Nossa Senhora é um símbolo da identidade cultural brasileira. E representa uma fonte de força e esperança para milhões de pessoas, que encontram na santa um motivo para acreditar em um mundo melhor.

Nossa Senhora Aparecida ainda é reconhecida pela realização de alguns milagres que estão registrados em relatos de pessoas de todas as classes sociais e origens. Entre essas dádivas, as mais conhecidas são a cura de uma criança com câncer, a recuperação da visão de um homem, a proteção de um casal prestes a se separar, a gravidez de uma jovem que queria ser mãe.

 

Saiba Mais

Caminho de Maria: conheça a série que nos aproxima ainda mais da Boa Mãe

4 histórias de São Marcelino Champagnat e Nossa Senhora