O Evangelho dessa semana da Quaresma nos recorda a ressurreição de Lázaro. Esse episódio mostra a força dos laços humanos que uniam Jesus à família de Lázaro. Maria e Marta ao pressentirem a gravidade da doença de Lázaro mandam chamar Jesus. Quando Jesus chegou, Lázaro já estava sepultado havia quatro dias. Diz o texto que Jesus se comoveu profundamente pela perda do amigo. No entanto, sua fé foi determinante: “Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá… Crês isto?”.

O drama de Marta e Maria, assim como a comoção de Jesus são fatos do cotidiano de nossas vidas. Não queremos pensar na morte. Vivemos cada dia como se fôssemos eternos. Contudo, sabemos que isso é um engano. Um dia, inevitavelmente nosso corpo humano chegará ao seu limite. Nessa hora, nossos familiares e amigos chorarão conosco a nossa impotência. Mas, se cremos em Jesus Cristo, podemos dizer com fé: Nem se quer esta enfermidade acabará em morte, porque Deus quer para nós vida, e vida eterna.

A morte de Lázaro e a sua ressurreição são prefiguração da morte de Cristo e de todos nós. Nesse tempo quaresmal somos chamados a renovar a nossa confiança na certeza da vida que brota do coração de Deus e dessa forma sermos ressuscitados todos os dias com Cristo para uma vida nova.

Esse evangelho é um convite a valorizarmos ainda mais a nossa relação com os nossos familiares e amigos e semelhantes.

Pensando nisso, separamos alguns conteúdos que podem te ajudar:

>>>Família: é tempo de dialogar para cultivar os afetos

>>>O potencial da gentileza para uma sociedade mais fraterna

>>>Como estar perto de Deus no dia a dia

 

Vamos viver a Quaresma como Família Global

Com o intuito em promover experiências como Família Global, a Província Marista Brasil Centro-Sul desenvolveu um roteiro para viver a Quaresma baseado no documento La sonrisa de la vida (O sorriso da vida) da Província Marista Ibérica. Nosso roteiro conta com onze textos e áudios formados por uma passagem do Evangelho e uma reflexão sobre ela. O conteúdo será distribuído semanalmente no site da PMBCS.

>>> Acessar o conteúdo do 5º Domingo da Quaresma

Para que os Maristas de Champagnat possam convidar suas comunidades, famílias e amigos a participar dessa vivência, além dos roteiros também é possível compartilhar esse material através de suas redes sociais, inclusive com imagens preparadas especialmente para isso.

>>> Fazer download das imagens

Também é possível consultar o conteúdo na íntegra com todas as semanas:

>>> Acessar ebook da Quaresma

>>> Acessar Playlist do Evangelho da Quaresma