Caso você prefira, esse conteúdo também está disponível em audiopost:

Entre os feriados de novembro temos o Dia de Finados. Essa data marca a tradição e os rituais católicos em homenagem aqueles que faleceram. O Dia de Finados é antecipado pelo Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º e reservado às orações para aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados.

 

Ao longo da história e de diferentes formas, a dedicação e reflexão sobre a morte se mostram fundamentais para superação do luto. O luto acontece com o rompimento de um vínculo de amor e é atribuído ao período em que a pessoa se recupera da dor profunda.

 

O luto é associado à morte. Porém, em outras situações esse processo pode ocorrer como uma separação, a perda do animal de estimação, um diagnóstico de doença, ou diante da ameaça à estabilidade física, em que o corpo passa por um grande estresse.

 

Existe um momento de impacto para as pessoas após saberem da notícia ou do fato, independente das circunstâncias. Para que o luto não se transforme em doença, é fundamental que exista uma organização do luto. Após essa etapa, pode-se estabelecer um espaço de superação, a fim de que o sofrimento da perda não se estenda mais do que o necessário.

 

Formas de superação

 

Então, como encarar o luto? Primeiramente, entendendo que ele faz parte da vida, e após o ocorrido é necessário dar um passo adiante para que a vida siga e tome um novo rumo. Apesar de parecer clichê, o tempo será um aliado, a medida em que o impacto inicial passar a dor vai sendo aliviada, embora isso não signifique uma questão de esquecimento.

 

É  importante viver cada uma das etapas do luto, e como Jesus assegurou em Mateus 5:4“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Assim, a medida em que a fase mais dolorosa vai sendo regenerada, o próximo movimento é que cada um busque entender em sua própria trajetória o que pode auxiliar.

 

Entre essas ações está a busca por lugares que tragam conforto, contar com uma rede de apoio de amigos, amigas e familiares, elaborando um ambiente que permita a recuperação. Além disso, neste momento de dor e desesperança, a fé, a religião e a oração podem igualmente servir como suporte.

 

Orações para os finados

 

Além do Dia dos Finados, essa pode ser uma oração para os momentos em que se busca confortar a alma por aqueles que faleceram. Confira:

 

“Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (nome da pessoa) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

 

Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria). Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz. Amém!”

 

Saiba mais

Ciência reconhece os benefícios da fé

O que Deus espera de nós? Uma pergunta para guiar a vida em comunidade

A primeira vocação é o chamado à Vida