Setembro Amarelo traz à pauta a conscientização e valorização da vida. Ao longo desse mês, em todo o mundo, são realizadas campanhas voltadas à prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha teve início em 2015, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

A escolha do mês de setembro ocorreu porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Com isso, tornou-se a data referência para a promoção de eventos que abrem espaço para debates sobre a saúde mental e emocional como um todo.

O legado de Marcelino Champagnat é carregado de evidências concretas sobre a valorização da vida. Na perspectiva Marista, a transformação do mundo se conecta aos valores da solidariedade e espiritualidade a fim de promover a dignidade e justiça para todos, especialmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social.

 

Dessa forma, zelar pela vida se torna uma prática cotidiana e orientada pelos ensinamentos de Jesus e da Boa Mãe. A partir da educação evangelizadora, abre-se o caminho para dar suporte no enfrentamento dos desafios seguindo uma visão de acolhimento fraterno.

 

Entre os exemplos da valorização da vida na perspectiva Marista, estão:

  • Ensino sobre a importância da vida e dos valores cristãos.
  • Incentivo às ações solidárias como, por exemplo, doações, campanhas, entre outros.
  • Criação de ambientes escolares e profissionais respeitosos.

 

Busca pelo equilíbrio

O conforto emocional deve ser uma prioridade na valorização da vida, pois interfere no bem-estar pessoal como um todo. Existe uma série de orientações e práticas, inclusive a espiritualidade se apresenta como ponto de apoio, porém, a recomendação é sempre buscar por profissionais especializados na área da saúde como médicos e psicólogos, caso você enfrente ou conheça alguém em situação de vulnerabilidade emocional.

 

Linha direta nacional de prevenção ao suicídio: 1-800-273-8255.

 

Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.

 

Saiba Mais

Para se inspirar: confira os gestos concretos de solidariedade das Fraternidades do MChFM

4 passos da espiritualidade para a saúde mental e o equilíbrio