Sem tempo para ler este conteúdo? Escute ele em áudio agora mesmo:

 

A vida é um presente de Deus nos dada com muito amor e carinho. E, diante de tamanha benção, cabe a cada um de nós zelar e dar um sentido especial a ela. Então, a partir disso, podemos nos deixar guiar pela pergunta: quais respostas eu estou dando para Deus? Qual propósito posso trilhar para promover mais sentido e sabor para a minha vida? No texto de hoje queremos te convidar a refletir sobre o assunto e apresentar um dos caminhos, o da consagração religiosa. 

Vamos juntos embarcar nessa reflexão? 

O que é a consagração religiosa? 

Dentro das possibilidades de vivenciar uma vocação, existe a Consagração Religiosa. Ela consiste em um estilo de vida mais intenso e profundo de viver o nosso batismo enquanto filhos de Deus.

Ela se dá a partir de um chamado de Deus e uma resposta pessoal para a vocação religiosa. A partir do “sim”, em seguida o próximo passo é vivenciar um carisma por meio de uma congregação. 

 

O que permeia a consagração religiosa? 

O centro da vida religiosa está em Jesus Cristo. Ao trilharmos o caminho da consagração, nos tornamos, portanto, constantes aprendizes de seu amor por Deus e pelo próximo. 

Tendo Cristo como modelo, nos abrimos plenamente para o outro, amamos sem medida, olhamos para o próximo com ternura e misericórdia e vivenciamos a força impulsionadora da fraternidade.

Dessa forma, o amor, a doação e a entrega total são palavras que estão muito presentes na vivência da consagração religiosa. 

 

A vida consagrada “é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido; é voz que diz: ‘Deus basta, o resto passa’; é louvor que brota apesar de tudo”, disse Papa Francisco na missa na Festa da Apresentação do Senhor e XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada.

 

O jeito Marista de vivenciar a consagração religiosa

Como comentamos anteriormente, a consagração ocorre por meio de uma congregação ou instituição religiosa. Cada uma segue um carisma específico, sempre a serviço de Deus e da comunidade. Uma delas é a dos Irmãos Marista. 

Somos religiosos chamados a vivenciar e compartilhar o dom de Marcelino Champagnat. Vivemos nossa espiritualidade de um jeito próprio, fundamentada em Jesus e Maria. 

Nossa missão é atuar na evangelização de crianças e jovens do mundo inteiro, em defesa especialmente dos mais vulneráveis. Lutamos por um mundo mais justo e fraterno. 

Na vivência da nossa consagração, Maria nos inspira a nos colocarmos a serviço do outro, principalmente para aqueles que mais precisam, e a viver esse compromisso com alegria.  

Para conhecer mais dessa história e dos passos para fazer parte, te convidamos a ler os seguintes conteúdos: 

 

 

Convite: Arrisquemos viver por amor

 

Segundo o Irmão Edicarlos Coelho, pode parecer desafiador se aventurar nesse caminho de entrega, compromisso e doação. O mundo passa por um período de excesso de individualismo, que pode causar confusões, medos e inseguranças.

Mas, em meio a tudo isso, precisamos nos concentrar em nossos caminhos para Deus e nos mantermos firmes na pergunta inicial “Quais respostas eu estou dando para Deus?” 

 

“Hoje, observando e refletindo toda a minha vivência de consagrado religioso Marista percebo que vale a pena seguir a Jesus Cristo do jeito de Maria. Não tive medo de arriscar e não me arrependo de entregar a minha vida a Ele bem como doar-me para a construção do Reino de Deus. É no dia a dia que me encontro com Ele renovando o meu sim diário e minha resposta de amor.”, Irmão Edicarlos Coelho

E, para fechar, o Irmão nos deixa um convite: 

 

“Finalizo essas breves palavras dizendo juntamente com a comunidade de Taizé aquilo que traduz um pouco a consagração religiosa e tudo aquilo que já vivi enquanto religioso consagrado: ‘Deus é amor, arrisquemos viver por amor. Deus é amor, ele afasta o medo’. Vale a pena seguir a Jesus Cristo nessa “loucura” que podemos chamar de mundo. Avance, aprofunde e caminhe para águas mais profundas.”