A descoberta de uma missão de vida nasce do descontentamento com a própria realidade e do desejo ardente de fazer algo a mais pelo mundo. É o que nos satisfaz e nos preenche enquanto seres humanos. Se você está buscando por esse tema, possivelmente já deu o primeiro e um dos mais importantes passos: refletir sobre a sua vida e buscar um sentido maior para ela. Neste texto, vamos mostrar alguns caminhos para a descoberta da vocação e também trazer exemplos inspiradores de histórias de vida. 

 

O que é missão de vida? 

Podemos definir a missão de vida como a razão da nossa existência. É algo que preenche o nosso ser e nos inspira a sermos melhores a cada dia. Quando descobrimos o que faz pulsar mais forte o nosso coração, fazemos disso um projeto de vida: ou seja, transformamos o desejo em ação para que a missão se concretize. 

A missão de vida está relacionada à vocação, que é um chamado que recebemos de Deus sobre um caminho a ser seguido. Podemos compreender então que a missão de vida é uma descoberta que parte dos nossos anseios pessoais e também de um desejo divino. 

 

“Quem assume um  compromisso de amor, lutando em prol de alguma causa justa, será Farol de Esperança  na vida das pessoas, encontrando a sua essência e essa é a verdadeira felicidade. (…) Amar é  a razão da nossa vida. É mais que sentimento ou emoções. É compromisso, é decisão, é  movimento livre e desinteressado na direção dos outros. É contemplar o mundo que  nos cerca, guardar no coração, meditar sobre ele e agir de forma consciente e  determinada na sua transformação.” Trecho do texto base da semana vocacional Marista 2021

 

Tipos de missão de vida

Devemos encarar a vocação como um presente de Deus. Ele tem um plano definido para nossas vidas e, quanto maior a nossa conexão com Ele, mais próximos ficamos de ouvir o seu chamado. Vale ressaltar também que esse chamamento acontece com todos nós de diferentes formas. Ou seja, toda pessoa tem uma vocação a ser desenvolvida. 

Resumidamente, existem os seguintes tipos de vocação: 

  • Matrimonial ou laical: tipo de vocação vivida por cristãos batizados. Você pode desenvolver sua missão de vida por meio do ministério matrimonial ou de ações missionárias em prol da comunidade; 
  • Sacerdotal: religiosos chamados a anunciar o evangelho. São os diáconos, presbíteros e bispos;
  • Religiosa: pessoas consagradas a Deus por meio de votos de pobreza, obediência e castidade e servem a Cristo geralmente por meio de uma consagração religiosa. Um exemplo são os Irmãos Maristas. 

Dentre essas vocações, existem inúmeras possibilidades. Você pode ser um leigo ou um religioso e atuar em diferentes áreas, como saúde ou educação por exemplo. 

 

Exemplos de missão de vida 

Então, vamos conferir alguns exemplos de missão de vida? 

  • São Francisco de Assis: São Francisco foi um religioso que praticou seu carisma em prol das pessoas mais vulneráveis. Ficou conhecido como o “amigo dos pobres”. Mesmo vindo de uma família rica, deixou os bens materiais para ajudar os menos favorecidos. Vivia em profunda sintonia com todas as criações de Deus: seres humanos, animais, plantas e até mesmo os elementos naturais. Conheça mais dessa história aqui. 
  • Irmã Dulce: o discernimento vocacional começou cedo, logo aos 13 anos. Irmã Dulce também teve uma vida dedicada aos marginalizados. Ao longo de sua vida, realizou diversas ações missionárias, como a criação de postos médicos e centros de atendimento. Conheça mais dessa história aqui. 
  • Marcelino Champagnat: o carisma vivenciado e deixado por Marcelino Champagnat foi de tornar levar Jesus, do modo de Maria, conhecido e amado por todos. Desenvolveu sua obra por meio da evangelização e educação de crianças e jovens vulneráveis. 
  • Irmãos Maristas: religiosos que seguem o carisma de Marcelino Champagnat. São homens consagrados a Deus por meio dos votos de pobreza, santidade e castidade. Dedicam suas missões de vida a ajudar as pessoas menos favorecidas. São várias missões pelo Brasil e pelo mundo. 
  • Fraternos do Movimento Champagnat da Família Marista: são leigos e leigas que vivem suas vocações por meio do matrimônio e / ou do ministério laical. Estão lado a lado dos Irmãos para tornar o mundo melhor por meio do cuidado e defesa de crianças e adolescentes. 

 

 

Como descobrir a minha missão? 

A descoberta da vocação geralmente não é um processo rápido e linear. É uma trajetória única para cada pessoa e, dessa forma, também não existe uma receita pronta. Mas, por meio de algumas práticas e de ferramentas adequadas, é possível aflorar essa busca interna. Vamos conferir? 

 

1) Ouças as suas próprias inquietações

Tudo começa com as inquietações internas e do descontentamento com a própria realidade. Você está levando sua vida normalmente e pode até estar feliz com ela. Mas em um certo momento começa a sentir um desconforto e uma vontade de fazer algo maior. Até que surge uma dúvida como: “Qual é a minha missão no mundo?”

Essa dúvida vai crescendo e às vezes começa afligir nosso coração. Mas esse é o momento de silenciar e ouvir. Estar disponível a escutar a nossa voz interna e a voz de Deus é o primeiro passo para para o discernimento vocacional, que é o processo de encontro com a própria vocação. 

 

2) Reflita sobre o que mais toca seu coração

Depois desse processo inicial e contínuo de escuta, reflita sobre o que você está sentindo e também sobre o que faz o seu coração pulsar mais forte.

 

  • O que mais toca o seu coração? 
  • O que mais te incomoda hoje? 
  • Quais projetos fazem seus olhos brilharem mais forte?

 

 

3) Conecte consigo mesmo e com Deus

Depois, procure referências e meios de se comunicar com Deus. Muitas vezes, o processo de descoberta da vocação é silencioso e acontece de maneira gradual. E para ajudar nesse processo existem ferramentas de diálogo com Deus:

    • Conexão com a música: canções que nos fazem pensar nos nossos projetos de vida, que nos acalmam e nos conectam com o íntimo do nosso ser; 
    • Filmes e obras de arte: outras maneiras de expressão que despertam um novo olhar sobre a vida;
    • Exemplos de histórias de pessoas e projetos: a partir das respostas das questões anteriores, você pode pesquisar sobre histórias de pessoas e projetos que seguiram um caminho semelhante. Por exemplo, se a área da educação te toca, procure projetos e exemplos nesse sentido;
    • Oração: conectar-se com Deus por meio de orações diárias é fundamental para aflorar o processo de discernimento vocacional. 

4) Estude sobre cada um dos tipos de vocação

Junto com todo o processo anterior, busque também mais sobre cada um dos tipos de vocação e qual deles toca mais o seu coração. Continue conversando com Deus, até que você sentirá esse chamamento mais próximo.

Você pode identificar, por exemplo, que sua missão de vida é vivenciar a vocação laical por meio de projetos missionários na área da educação. 

 

5) Crie um plano de ação com base nos tópicos anteriores

Depois de refletir, é importante também agir. A definição de um projeto de vida depende das reflexões anteriores.

Usando o mesmo exemplo, vamos supor que você identificou que a sua missão de vida é trabalhar na área da educação por meio da vocação laical. Nessa fase, você pode procurar instituições e projetos com os quais você mais se identifica. E a partir daí definir as etapas necessárias. 

Muitas organizações, como o próprio Marista, oferecem um programa de discernimento vocacional, no qual te ajuda a refletir sobre seus projetos de vida e a identificar se realmente é o caminho mais adequado. 

 

6) Predispor-se a percorrer novos caminhos

Nem sempre o “sim” é um processo fácil, às vezes é uma fase de muitas dúvidas. Dar o “sim” requer muita reflexão e, muitas vezes, persistência. Por isso, cercar-se de apoio também é importante. Compartilhe seus planos com amigos da sua confiança, família e também com outras pessoas que já passaram por esse processo e podem ser seus mentores.

Muitas vezes a dúvida e o medo vão surgir, mas à frente deles está algo muito engrandecedor: um verdadeiro sentido para a vida e uma trajetória trilhada rumo ao Reino dos Céus. 

Saiba mais sobre como descobrir sua vocação aqui!