A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, que dura até o Sábado de Aleluia. É o tempo litúrgico da Igreja Católica, quarenta dias em preparação para a Páscoa, que celebra a ressureição de Jesus.

Sendo assim, a Igreja orienta o cultivo de valores e atitudes que são benéficos para a vida e a fé cristã. Dentre eles estão:

  1. Jejum que nos orienta a dar mais atenção à Palavra de Deus. A fome que sentimos simboliza a fome que temos da Palavra de Deus;
  2. Oração na forma de súplicas, pedidos de perdão, intercessão, agradecimento e compromissos de fé;
  3. Penitências como um meio para purificar mente e coração;
  4. Caridade, junto a Campanha da Fraternidade realizada pela Igreja no Brasil. A cada ano, é proposto um tema que nos conecta, como cristãos e cristãs, à realidade eclesial e social e nos coloca a serviço das pessoas que mais precisam.

Para a Campanha da Fraternidade de 2024, a Igreja no Brasil propõe aos cristãos e cristãs o tema “Fraternidade e Amizade Social”. Assim, a Quaresma é tempo de conversão e de renovação do seguimento de Cristo, que nos chama a ser irmãos e irmãs e que “nos interpela à comunhão e solidariedade”. O lema, tomado do evangelho de Mateus (23,8), recorda a força desse ensinamento de Jesus: “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Portanto, nesse tempo de Quaresma, planeje-se para:

Definições de amizade

De uma forma ou outra, todos sabemos o que é amizade e suas implicações. De acordo com o dicionário, amizade significa sentimento de afeição e simpatia recíprocas entre dois ou mais entes. Mas, há incontáveis sentenças que procuram definir elegantemente o que seja a amizade na experiência humana: sabemos o que é ter amigos e buscamos sê-lo para outras pessoas.

A Campanha da Fraternidade 2024 fala de outra dimensão da amizade, que o Papa Francisco apresenta na encíclica Fratelli Tutti: a “amizade social”.

A saber, o Papa Francisco, na Fratelli Tutti, apresenta seu “projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro” (Texto-base, n. 15).

Várias expressões ajudam a entender melhor o que seja “amizade social”: é “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço”; “fraternidade aberta”; “amor desejoso de abraçar a todos”; “comunicar com vida o amor de Deus”; “viver livre”; “amor que se estende para além das fronteiras, a todo ser vivo”; “amor que rompe as cadeias que isolam e impedem de construir uma grande família e nos sentirmos em casa”; “nossa vocação para formar comunidades de irmãos”; “a capacidade de alargar o meu círculo”; “o amor que implica algo mais”; “o amor presente na relações sociais, entre os povos, nas culturas e feito cultura” (Texto-base, n. 16 e 17).

Portanto, o amor social se traduz em atos de caridade que criam instituições mais sadias e estruturas mais solidárias.