No início do segundo semestre de 2023, a PMBCS entra em uma nova fase da campanha Prioridades do Triênio. Um período que nos instiga a viver o compromisso de cuidar da vida religiosa consagrada na comunidade e na Província. E, além disso, tornar a vida pessoal, comunitária e institucional mais simples, transparente e participativa.

 

Por isso, de julho a dezembro deste ano, vamos focar em dois temas: Vida Consagrada e Província mais simples. Em seguida, confira o vídeo de apresentação dessa etapa:

 

Como falamos da Vida Consagrada

De acordo com o Ir. Dario Bortolini, que já possui 65 anos de Vida Consagrada, o principal caminho para despertar o interesse pela vocação religiosa é o testemunho de vida de cada Irmão. “Eu vim para ser Irmão por causa do testemunho de um primo da minha mãe, que vinha lá em casa. Eu era moleque, gostava de ver o jeito dele, como ele falava, como se relacionava e o que ele contava do trabalho que fazia”, conta.

 

Além disso, Ir. Dario reforça que a vocação é dinâmica. Que está no coração e tem que sempre se renovar. “A vocação não é um presentinho que eu vou dar para você. É um movimento interior, de você gostar daquilo. Ir alimentando por dentro”.

 

Para o Ir. Ronaldo Luzzi, um fator essencial nesse movimento de despertar vocações é a coerência. “Tem que ser uma opção de vida. A gente tem que comunicar a própria vida. Você atrai para o seu estilo de vida quando a sua vida é coerente. A vida do Irmão tem que ser o mais coerente possível com aquilo que ele acredita que é. Somos herdeiros de uma herança espiritual, uma herança carismática e institucional. Nós vivemos o sonho de um fundador, que vai sendo ressignificado ao longo da história e com muitas outras pessoas. Ao passo que a gente for fiel a essa herança, a essa promessa carismática para o mundo e ao serviço que a gente presta, com qualidade e autenticidade de vida, assim nós vamos conseguir atrair vocações para esse estilo de vida. Então, tem muito a ver com a qualidade da coerência do nosso estilo de vida hoje com aquilo que ele deve ser, de fato”, observa.

 

Vida em comunidade

Sem dúvida, uma característica marcante dos Irmãos Maristas é a vida em comunidade. Em diferentes cidades dos estados que fazem parte da nossa Província, há casas em que grupos de Irmãos moram e desenvolvem suas atividades. 

 

Ao comentar sobre a vida em comunidade em Ribeirão Preto, o Ir. Bruno Marcondes afirma que ela se dá de maneira muito intensa. E repleta de momentos valiosos de convivência. “Seja no café da manhã, seja no almoço, seja numa conversa informal pelos corredores, na varanda… Mas sobretudo ao redor da mesa e do altar, na espiritualidade, nós temos compartilhado a nossa missão, a nossa vocação e a nossa vida fraterna. Compartilhamos como foi nosso dia, nossa semana, e assim vamos construindo nossa fraternidade”, ressalta.

 

Ir. Bruno também explica que, dentro da comunidade, cada Irmão exerce uma função. Ele, por exemplo, atua no Colégio Marista Champagnat, principalmente na Pastoral Juvenil Marista (PJM) e nos processos de gestão. Assim, o ambiente escolar que anteriormente não costumava ter a presença de um Irmão no dia a dia, agora possui essa figura mais próxima dos jovens, dos colaboradores e dos familiares. 

 

Convivência que ensina e inspira

Já o Ir. Alison Furlan, de Itapejara D’Oeste, atua como animador de comunidade e formador principal do Aspirantado. “A nossa comunidade é uma comunidade formativa. Então, moram conosco mais dois jovens que estão no processo para serem Irmãos Maristas”, conta. 

 

Na vida comunitária, os Irmãos e aspirantes dividem funções, tanto nas atividades realizadas externamente quanto nos afazeres domésticos. “Lavar louça, limpeza, momentos de convivência, assistir ao jornal ou um filme juntos, momento de oração na Capela, as missas, o cuidado com o jardim, dos cachorrinhos e do gatinho. Então, a gente tem que estar sempre atento a essa dinâmica comunitária, porque somos complementares, uns dos outros. Quando um não está, a gente sente a falta. E é bom que sinta. Se não sentíssemos a falta, a vivência comunitária estaria estranha. É uma comunidade simples, tranquila. Cada um com seu jeito, seu dom, sua peculiaridade. E a gente faz as coisas acontecerem lá em Itapejara, com a nossa pequena porção da Província naquele território. Junto com as crianças, jovens e leigos que estão conosco”, compartilha Ir. Alison.

 

E é a partir dessa convivência e dos exemplos que os aspirantes podem conhecer os campos de atuação do Irmão Marista. “Minha principal missão, que eu sinto, é de educar, de acompanhar. Eu gosto muito de passar as minhas experiências que são boas, e as não tão boas também. Tenho a possibilidade de ensinar, de conversar… Seja sobre coisas humanas, seja de coisas acadêmicas, eclesiais, de catequese. Eu me dedico muito para isso, porque eu gosto, na informalidade, de passar aquilo que eu acho legal, o que eu acho bonito. Isso me encanta e me dá muita força para continuar a caminhada”, revela Ir. Alison.

 

Como podemos tornar a Província mais simples?

No que se refere à prioridade de tornar a Província mais simples, o Ir. Ronaldo Luzzi propõe uma reflexão sobre o papel de cada um. “Se nós temos mapeado como um desafio, e como uma prioridade, levarmos a cabo intenções para uma Província mais simples, a partir do viés da Vida Consagrada, nós, Irmãos, precisamos de uma conversão pessoal. Antes de mais nada, analisar a nossa própria vida e o que talvez não esteja de acordo com o que a gente acredita dessa Província mais simples. E começar por nós. Uma conversão pessoal, para ir a uma conversão comunitária, e aí sim uma conversão provincial”, destaca.

 

Seguindo esse exemplo, como colaboradores, leigos, jovens, voluntários e interessados na missão Marista, podemos nos perguntar o mesmo. O que, em meu escopo de atuação, eu posso revisar e atualizar para trazer mais simplicidade?

 

Saiba mais sobre a campanha

Anteriormente, ao longo do primeiro semestre de 2023, o tema da campanha das Prioridades do Triênio foi Animação Vocacional. Agora damos o pontapé inicial nas atividades de uma nova fase, agregando cada vez mais conhecimentos para a continuidade de nossa missão. Bem como para a vivência do carisma Marista.

 

Quer saber mais sobre cada etapa da campanha e as ações realizadas?

>>> Acesse a página da campanha Prioridades do Triênio.

 

Leia também

>>> Animadores de Comunidade realizam encontro
>>> Diretores e gerente da OR fazem visitas à comunidades de Irmãos do PR e SC
>>> Fraternidade de Curitiba visita comunidade de Irmãos em São José dos Pinhais
>>> Encontro dos familiares dos Irmãos e formandos da região de Itapejara D’Oeste marca retomada dos encontros pós pandemia
>>> Encontro dos Jovens Irmãos da PMBCS fomenta cuidado com a vida Marista
>>> Irmãos Maristas conversam sobre jornada vocacional em podcast
>>> Religiosos de Itapejara d’Oeste unidos em oração
>>> Vida Consagrada: Conheça a vida comunitária e apostólica da Comunidade Marista de Ribeirão Preto