Experimente ouvir este conteúdo:

O início do ano traz o sentimento de renovação. É quando olhamos, sobretudo, para nossos projetos e desejos futuros. No campo espiritual não é diferente. Cada ano é uma nova oportunidade de amadurecer a própria espiritualidade e evoluir como pessoa. Nesse sentido, esse período é fundamental para praticar a autoanálise e traçar um caminho de preparação. Em seguida, separamos as principais reflexões e devoções de cada mês. 

Vamos juntos nos planejar para um ano abençoado?

 

Novidade 2021

A UMBRASIL tem uma novidade: agora o Calendário Religioso Marista 2021 está disponível em versão digital.através do aplicativo Calendário Religioso Marista. Ele está acessível tanto para Android quanto para iOS. Esse conteúdo é um instrumento valioso para contribuir nos momentos de espiritualidade dos Irmãos, Leigas e Leigos, comunidades, fraternidades e demais espaços Maristas. Baixe o app e tenha todos esses momentos de espiritualidade na palma da mão! 

Quero acessar o calendário religioso digital 

 

Devoções para cada mês do ano

 

Janeiro

Janeiro é dedicado ao Santíssimo Nome de Jesus. Dessa forma, a Igreja nos propõe uma conexão com o batismo de Cristo e o conhecimento da história do seu nome. 

 

“Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,11-12).

 

 

Fevereiro

Dando continuidade às devoções de cada mês, em fevereiro refletimos sobre a Sagrada Família.

Cristo encontrou um ambiente abençoado e com valores sólidos para desenvolver a sua missão. Assim, a partir do  exemplo de Maria e José, tiramos o verdadeiro significado de “família” e a importância dela para a formação de crianças e jovens. 

 

“O mundo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e os pais fossem José”

 

Entre fevereiro e março também damos início ao período quaresmal. Neste ano, ele vai acontecer a partir do dia 17. A fim de contribuir com esse momento de reflexão e preparação, a CNBB lança anualmente nesse período a Campanha da Fraternidade

O tema este ano será “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”.

 

 

Março

Em março vivenciamos profundamente o período da quaresma. Nessa época, somos convidados a estar mais próximos de Deus e a resgatar o caminho de Jesus. É tempo do silêncio interior, da oração, da penitência e do fortalecimento espiritual. 

Assim também não podemos nos esquecer da devoção a São José nesse período. Assim como olhamos para a Sagrada Família como modelo de lar, devemos buscar em José o exemplo de pai e marido. Um homem fiel, dedicado, humilde e que soube respeitar e ouvir a vontade de Deus. 

 

Abril

As devoções de abril são dedicadas à Eucarística e ao Divino Espírito Santo.  Nesse período celebramos também normalmente a Páscoa. 

A palavra “eucaristia” significa “dar graças” ou “agradecer”. Ou seja, é uma maneira de mostrarmos a Deus a nossa gratidão por nos tornar o que somos e nos dar o seu filho para a nossa salvação.

Já o Divino Espírito Santo, simbolizado por uma pomba, representa o amor entre o Pai e o Filho. Isto é, é ele quem nos guia em direção ao caminho de Jesus e à salvação. 

 

Maio

Maio é conhecido como o mês Mariano e, assim sendo, também recebe a celebração do Dia das Mães. 

Dedicamos esse período a refletir sobre as virtudes de Maria, com o intuito de torná-las presentes também em nossas vidas. 

Neste texto, detalhamos as sete principais virtudes, como a paciência, o amor materno e a doçura. 

 

Junho

Em seguida, junho é tempo de nos conectarmos com o Sagrado Coração de Jesus. Ele está intimamente ligado a nossa evolução pessoal e espiritual. Nesse sentido, a data nos lembra da importância de nos conectarmos com Deus para o perdão de nossos pecados. Além disso, o período também nos faz refletir sobre a santificação.

Assim sendo, neste outro texto, trazemos a reflexão do verdadeiro sentido da santidade e como chegar lá. Mostramos que a santificação é real, humana e está próxima de todos nós. Confira!

 

Julho

Em julho nossas devoções estão em torno do Preciosíssimo Sangue de Jesus. Aqui refletimos sobre a cura e salvação por meio do sangue derramado por Cristo na cruz. 

Como nos descreveu Papa São João Paulo em sua Carta Apostólica “Angelus Domini”: 

 

“uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.

 

Agosto

Em seguida, em agosto, falamos sobre as vocações. É um mês para nos debruçarmos sobre os diferentes tipos de vocação e os caminhos para desenvolvê-las. 

O período é propício para, acima de tudo, entrarmos em sintonia com nós mesmos. Dessa forma, podemos refletir sobre o sentido da vida e o futuro. O que Deus quer de mim? Qual é o meu projeto de vida? O que eu posso fazer por mim, pelo próximo e para Deus? 

Aqui em nosso blog, temos diversos textos para inspirar e guiar esse caminho: 

 

Setembro

A chegada de setembro traz a importância de nos aprofundarmos na bíblia. É um convite para nos aproximarmos ainda mais de Deus através de sua palavra. Podemos fazer isso por meio de leituras, reflexões, bem como meditações. 

A proposta é que demos uma atenção especial nesse mês com o intuito de levar esse hábito para o restante do ano. 

Além disso, esse período pode ser celebrado individualmente, em família e até mesmo através de orações em grupo. 

 

Outubro 

Outubro é conhecido como o Mês das Missões e também do Santo Rosário.  Um período que resgata a importância de sermos discípulos de Jesus. Isto é, de vivermos em santidade e na busca por nossas vocações. 

Nessa época, podemos nos conectar e inspirar em pessoas que, assim como Maria e Jesus, dedicaram suas vidas às suas missões. 

Nesse sentido, separamos algumas frases de Santa Terezinha do Menino Jesus, reconhecida como a padroeira das missões, e de Marcelino, exemplo de suas devoções pela Boa Mãe. 

 

Novembro

Em seguida, chegando na reta final do ano, novembro é um mês dedicado às almas do Purgatório. Nesse período, é importante que intensifiquemos nossas orações, penitências e missas pelos falecidos em busca da purificação e da glória do Senhor. 

 

Dezembro

Por fim, dezembro chega com o tempo abençoado do Advento e do Natal. Nessa época, é comum que preparemos nossas casas e famílias para a chegada de Jesus. Dessa forma, a reflexão aqui é sobre o entendimento do verdadeiro significado desse período. 

Compreender os símbolos do Natal e vivenciar os rituais de reflexão, meditação e conversa com Deus certamente são fundamentais para passar por esse momento em plenitude. 

Em nosso blog, temos alguns textos para te ajudar: